Muito se fala sobre growth hacking. Porém, a verdade é que poucas pessoas entendem realmente o que o termo significa — tanto em teoria quanto na prática.

Pensando na nebulosidade que gira em torno do termo, reunimos nesse artigo o conceito da técnica, quais são os seus objetivos, as diferenças de implementação em grandes e pequenas empresas e os responsáveis por conduzir a estratégia. Confira:

O QUE É GROWTH HACKING?

Growth hacking reúne a prática de experimentos focados no crescimento exponencial de uma empresa. Por ser uma estratégia de baixo custo, ele é aplicado muitas vezes por pequenas organizações que precisam otimizar e acelerar seus processos de desenvolvimento. Porém, isso não significa que grandes empresas não aproveitem os resultados da estratégia. Muito pelo contrário.

QUAL O OBJETIVO DA ESTRATÉGIA?

Como citado, a técnica de growth tem como seu principal objetivo o crescimento exponencial de uma empresa. A estratégia se baseia em testes de hipóteses geradas — em sua maioria — pelo time interno de uma emoresa.

Um ponto que deve ser destacado é que esses experimentos podem, e devem, ser voltados para diversas áreas, desde o marketing até o desenvolvimento e processos de melhoria contínua de produtos.

QUEM CUIDA DAS TÉCNICAS DE GROWTH?

Em muitas empresas, é reservado um time focado nesse crescimento exponencial tamanha a importância da técnica.

Mas o ideal é que esse mindset seja espalhado para todos os profissionais e os processos são implementados em todas as rotinas. Apenas dessa forma o crescimento surgirá de todas as pontas da empresa.

Afinal, de nada adianta o marketin gerar uma quantidade de leads absurda se o time comercial não se desenvolve na mesma velocidade e não acompanha o ritmo de fechamentos.

Em suma, então, tanto em empresas enxutas — como startups — como em grandes corporações o mindset growth deve ser absorvido por todo o time.

No entanto, em empresas mais consolidadas já existe um time que pensa oito horas por dia, muitas vezes até mais do que isso, no crescimento da empresa.

Com certeza essa situação potencializa o crescimento da empresa. Mas, é preciso lembrar que uma empresa que já cresceu consideravelmente tem maiores dificuldades para se desenvolver do que as enxutas. Por isso é tão importante ter times focados nesses desafios.

COMO É A APLICAÇÃO DO GROWTH HACKING?

Em pequenas empresas

Na prática de empresas mais enxutas, por exemplo, a implementação segue da seguinte forma: ao invés de ter um time completamente focado em um crescimento exponencial, um profissional que desempenha uma determinada função gera um backlog com hipóteses de como sua tarefa poderia ter desempenho melhor.

Por exemplo, se um redator tem como tarefa a redação do texto “Como escrever melhor”, ele pode entender que a inserção de alguns termos no título do material pode aumentar o tráfego orgânico.

A partir disso, este mesmo profissional geral alguns insights que podem contribuir para este aumento. Alguns deles são:

  • como escrever melhor em 7 passos;
  • entenda como escrever melhor em apenas 5 minutos;
  • entenda as técnicas dos melhores 5 redatores do mundo e saiba como escrever melhor.

 

Em seguida, este profissional elabora testes para comprovar se aquela hipótese faz sentido, ou não. Neste cenário, o próprio colaborador é responsável pela melhoria contínua de suas tarefas. E não uma equipe de crescimento.

Em grandes empresas

Em contrapartida, empresas já estáveis — como a Resultados Digitais, por exemplo — existe um time especializado na área. Nesse contexto, essa equipe busca por possíveis pontos de melhoria para o alcance de determinados resultados dos demais setores.

Isso significa que os insights gerados pelo profissional anteriormente, em uma empresa com um time focado em crescimento, seriam elaborados pelo time de growth.  Além disso, a execução dos testes também seria conduzida por essa equipe especializada.

 

Agora que você entendeu o que é growth hacking e como ele é aplicado nos diferentes tipos de empresa, que tal se aprofundar mais no tema? Para isso, participe de nossa trilha de especialização autodidata em growth.

© 2018 Aprenda Play: Empresa responsável. Todos os direitos reservados.
Produzido por CriaTec