No incentivo anterior foi vista a importância de uma boa segmentação de mercado. Neste, será analisado como realizar um bom posicionamento na mente do consumidor, o tal posicionamento de marca. Para isso, é preciso que o nicho esteja alinhado e bem claro para os profissionais de marketing e para a empresa como um todo.

Para iniciar o incentivo de hoje, será explicado o que é um posicionamento de mercado e como ele pode ser trabalhado para aumentar as vendas de uma empresa.

O QUE É POSICIONAMENTO DE MARCA / DE MERCADO?

De acordo com a obra de Marcos Cobra e Adélia Franceschini:

 Podemos dizer que o posicionamento é como o cliente pensa — e o que pensa — sobre a empresa ou produto. (pág.35)

Isso significa, na prática, que se você pensa que uma Ferrari é diferente de um Gol eles possuem posicionamentos distintos, mesmo com atributos semelhantes. Para entender melhor o conceito, analise em sua mente como você enxerga cada empresa com atributos semelhantes.

POSICIONAMENTO DE MARCA, COMO FAZER?

É preciso entender como o posicionamento é aplicado antes de colocar a mão na massa. Por isso, reunimos as três principais formas, de acordo com a obra estudada, de aplicação.

Preço

Como foi citado, o posicionamento está diretamente ligado à segmentação de mercado e ele pode ser visto claramente no P de preço. Afinal, você investe menos em um Samsung do que em um Apple, certo?

Se o segmento for de mulheres com mais de 30 anos — tomando como base uma segmentação simples — com situação financeira considerável, provavelmente os preços trabalhados nos produtos serão elevados se comparado com o caso anterior. Mas, se o nicho for voltado a meninas adolescentes, os valores serão inferiores.

Comunicação

Ele também está diretamente relacionado à forma como o produto, serviço ou até mesmo a empresa se comunica para com o público.

Por exemplo, se a organização trabalha com um nicho feminino adolescente, sua comunicação utilizará gírias muito empregadas pelo público e trabalhará com preços acessíveis às jovens. Caso o nicho seja de mulheres com mais de 30 anos, com certeza essas gírias darão espaço a termos mais adultos.

Distribuição

Além do preço e da comunicação, a distribuição também é um ponto importante quando analisada a segmentação de mercado. Marcas mais robustas de maquiagens em termos de valores e profissionalização muito dificilmente são comercializadas em farmácias, por exemplo.

A posição física de comercialização do produto e serviço deve ser analisada estrategicamente levando em consideração onde o público a ser atingido está e em quais locais ele enxergará valor. Será que colocar uma marca conceituada e elitista de maquiagens em farmácias populares aumentará as vendas ou as prejudicará?

Exemplo de posicionamento de marcas famosas: O Boticário e Quem disse, Berenice?

Um exemplo interessante é o d’O Boticário e da Quem disse, Berenice?. Com marcas distintas atingindo públicos com necessidades similares — maquiagem — o grupo trabalhou a comunicação e preços para atingir em cheio públicos diferentes.

Claramente o posicionamento de mercado das marcas são diferentes e o principal diferenciador é a idade. Este case é interessante porque as marcas trabalham com praticamente os mesmos produtos e se fosse analisado apenas o gênero em termos de segmentação, uma oportunidade seria deixada de lado.

Posicionamento de marcas importantes
Quem disse, Benerice? e O Boticário trabalham com nichos diferentes mesmo com necessidades similares

 

Reposicionamento:

Com muitas mudanças acontecendo na forma de se consumir, é preciso que, para não perder mercados, as empresas realizem novos posicionamentos de marca.
De forma geral, o reposicionamento é perigoso e precisa ser analisado de forma cautelosa e sempre deve ser baseado em dados. Muitas vezes ele é necessário para manter a empresa competitiva porém é preciso atentar-se.

Por isso, realize o monitoramento do público-alvos antes de tomar qualquer decisão. Apenas dessa forma você, como gestor, terá grandes chances de ser assertivo no momento de decidir por um novo posicionamento de mercado.

Novos posicionamentos de mercado da Coca Cola e do Mc Donald’s

Empresas referências em termos de marketing, como Mc Donald’s e Coca-cola, levantam dados constantemente para realinhar sua comunicação e plano estratégico com as mudanças de realidade de seus públicos.

posicionamento da coca cola
Grandes marcas trabalham com o reposicionamento constante baseado em dados

Pense em como o Mc Donald’s incluiu em seu portfólio produtos com saladas e com viés saudável e em como a Coca-cola investiu na compra de empresas com o Del Vale.

Com todas as dicas sobre posicionamento de marca anotadas, chegou a hora de analisar se é necessário trabalhar essas questões em sua empresa. Mas, lembre-se de levantar dados e realizar pesquisas consistentes antes de tomar uma decisão tão importante.

© 2018 Aprenda Play: Empresa responsável. Todos os direitos reservados.
Produzido por CriaTec